Coleção Livros: After
Preciso falar sobre After e todos os personagens maravilhosos e assustadores escritos pela Anna Todd.
São ao todo 5 livros:
After;
After: Depois da Verdade;
After: Depois do Desencontro;
After: Depois da Esperança;
After: Depois da Promessa.
Dai já podemos dizer o quão longa é a história e quantas milhões de reviravoltas há ao desenrolar de cada livro. Posso dizer que a leitura é fluida, envolvente, assustadora, muitas vezes me peguei praguejando alguns personagens... Pensa em falta de comunicação!?! isso me irritou tanto, tantooo que é difícil falar.
A historia se desenrola a partir do relacionamento de Hardin e Tessa, e como esse relacionamento tóxico, repleto de imaturidade, falta de comunicação e abuso psicológico afeta a tudo e a todos ao redor do casal, principalmente a eles mesmos.
Uma mocinha quebrada, que toda a vida fez o que a mãe narcisista queria e o que todos esperavam dela sem voz ativa, sem motivação que encontra um mocinho mais quebrado ainda, que passou por uma infância traumatizante e que se moldou como bad boy mau caráter, cometeu muitos erros tanto no passado quanto na construção do relacionamento, mas que a mocinha acredita piamente que pode cura-lo, sendo que a ela mesma tem seus próprios traumas e medos, além de ser extremamente dependente de tudo e de todos.
A primeira grande revelação do livro é indigesta, desumana e revoltante, eu não vejo como perdoar algo tão pesado quanto uma aposta valendo uma virgindade e a apresentação de provas para todo um grupo mau caráter de amigos. Somente uma mocinha muito quebrada, fora da realidade seria capaz de tal perdão!
Depois disso a historia vai se desenrolando cada vez mais pesada, chocante ...você se pega torcendo pelo crescimento e desenvolvimento dos personagens, você se pega xingando os personagens, torcendo para que eles acordem para a realidade. Aff, eu simplesmente não compreendo como absolutamente ninguém ao redor toma as rédeas e deixa que dois jovens imaturos e machucados continuem cometendo tantos e tantos erros e pior, muitos adultos transferem a responsabilidade de tal crescimento para jogando esse peso para um dos dois personagens que se relacionam.
Para mim, não é uma história de amor mas sim de dependência afetiva, o tipico manual do que não fazer e não aceitar que façam com você, relações toxica de amizade, amor, família ... cheia de interferências externas negativas.
Realmente duas pessoas tão deterioradas só podiam evoluir e não teriam como estarem com outras pessoas a não ser com eles mesmos.
No final eu amei a historia, por ser uma história, amei os personagens, mesmo torcendo para que não ficassem juntos, pra mim eles faziam muito mau um pro outro. Me apaixonei pelo "Fuck Trevor", me irritei com a Steph, Zed, Dan, Noah, pedi muitasss vezes para o Landon ser menos passivo ... fiquei chocada com a revelação do ultimo livro e muito carente com o final da história, porque mesmo odiando muito eu amei tudo.
O filme sobre o primeiro livro foge muito da premissa do relacionamento abusivo, minimizou a aposta e algumas questões tão absurdas do livro, no geral foi bem mais leve e aceitável. Estou muito ansiosa para o segundo filme e espero ver mais de Tessa e Hardin, mais de suas relações com os demais.
"Fuck Trevor!"
Comentários
Postar um comentário